Quanto usamos do nosso cérebro?

A tempos que venho escutando dizeres de que usamos 10% ou 15% de nosso cérebro, porém, esse fato no dia de hoje foi descartado. De acordo com a publicação do texto que segue abaixo da revista Istoé, é um dos casos que a ciência não conseguiu desvendar, assim como dos acontecimentos ufológicos e sobre espírito.

Texto publicado pela Revista Istoé em 02/12/2009:

Quando o assunto é a capacidade de nosso cérebro, uma pergunta sempre vem à tona: como alcançar 100% do seu potencial? Por muito tempo acreditou-se que usávamos apenas a décima parte da capacdade cerebral. Com 90% de inatividade, certamente teríamos um grande terreno a ser desbravado. Hoje, já é sabido que isso não passa de um mito surgido entre os cientistas do século XX. O fato é que, até agora, a ciência não sabe quanto utilizamos do nosso potencial cerebral. "Embora existam especulações sobre o assunto, já sabemos, graças ao estudo de imagens funcionais do órgão, que nos valemos de todas suas áreas, de maneira diferente", afirma a neurocientista Suzana Herculano-Housel. "Mas o percentual que utilizamos ainda é uma incógnita."

De acordo com pesquisas do Laboratório de Neuroanatomia Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o cérebro humano possui em média 86 bilhões de neurônios e 85 bilhões de células não neuronais. "O fato de os neurônios corresponderem à metade do cérebro não significa que sua capacidade esteja reduzida à metade", diz Suzana. Saber que a mpaquina ceebral funciona a todo vapor e se utiliza de todas as ferramentas disponíveis não descarta, no entanto, o fato de que o cérebro, a exemplo do que podemos fazer com os músculos, deva - e precise - ser exercitado. "O sistema nervoso se molda de acordo com a estimulação ambiental", diz Gilberto Fernando Xavier, pesquisador do Laboratório de Neurociência e Comportamento da USP. A Verdade é que o cérebro humano ainda é um terreno misterioso.

"Não sabemos, por exemplo, como bilhões de neurônios, que funcionam de maneira integrada, podem fazer maravilhas como a pintura e a música e, infelizmente, também as armas e a guerra."

37 comentários:

  1. "O fato é que, até agora, a ciência não sabe quanto utilizamos do nosso potencial cerebral."

    Esta frase sendo considerada fato, logo a informacao de que utilizamos apenas 10 ou 15% do nosso cerebro nao pode ser considerada MITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. na verdade 10 a 15% e o máximo que se pode obter de desenvolvimento cerebral(ate agora...) pessoas normais contem de 2 a 3% da capacidade cerebral sendo usada,os grandes "gênios" usam cerca de 8 a 11%, e pessoas que praticam a arte do filo contem certa de 5 a 6% de atividade cerebral, ate hoje o maximo obtido foi de 14,7%

      Excluir
    4. Leonardo Da Vinci conseguiu usar 30% fica a dica fera

      Excluir
  2. Esta frase sendo considerada fato, logo a informacao de que utilizamos apenas 10 ou 15% do nosso cerebro nao pode ser considerada MITO!

    PERFEITO !!!...ESTÃO ATIRANDO NO ESCURO...

    ResponderExcluir
  3. gentee a questão é que se utilizarmos o nosso cérebro inteiro poderíamos fazer coisas inesplicaveiz para a ciência.Mas prefiro que seja um mistério pois como eu, muitas pessoas poderiam usar essa sabedoria para o bem.Porem muitas pessoas tbm usariam para o mal e seria um mundo muito pior, tipoo armas muito mais potentes, matariam mais pessoas e viveriamos em uma guerra sem fim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estudo já comprovam só usamos 3% no geral, Jesus usou 4% e foi capaz de tirar até mortos da sepultura e ele mesmo disse que seriamos capazes de proezas ainda maiores. Agora o ritmo de evolução está maior, mas 10% usaremos daqui 500 anos

      Excluir
    2. Que resposta imbecil essa sua,primeiramente que é impossível saber o potencial cerebral que Jesus usou até por que não acharam os restos mortais dele,nem o cérebro,outra coisa importante é o fato de que,mesmo usando o máximo de nosso cérebro,tudo seria igual como é hoje,apenas um mundo diferente e muito mais evoluído,outra coisa importante é que também o mal pode ser causa disso e pode ser a cura também...

      Excluir
    3. Você acabou de fazer algo "inesplicaveiz".

      COMO QUE UM SER HUMANO DOTADO DE RACIOCÍNIO LÓGICO ESCREVE "inesplicaveiz"

      Excluir
    4. Verdade vc sim pensa no futuro 😉 Vc é muito kbça

      Excluir
  4. De uma coisa tenha absoluta certeza não usamos 100% do cerebro....o unico que usou foi jesus Cristo perfeito em tudo...como o colega disse acima...se Deus permitice usar 100% do cerebro...a humanidade só usaria para o mal...infelizmente não para o bem...se sem usar a tanta maldade faz um ideia se fosse possivel.. um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Esses anônimos ai nao botam o nome pq sabem q vão levar toco por falar tanta bobagem, e o Borges tem toda a lógica da própria ciência na afirmação dele.

    Esta frase sendo considerada fato, logo a informacao de que utilizamos apenas 10 ou 15% do nosso cerebro nao pode ser considerada MITO!

    100% apoiado.

    ResponderExcluir
  6. Dica para quem gosta de filme e gosta deste assunto (o potencial do cérebro). O nome do filme é: "Sem Limites"

    - Até onde podemos chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  7. Fica a dica de melhorar nas suas atuações em referência a erros ortográficos, isso vai dar uma riqueza a maior ao seu blog. C=

    ResponderExcluir
  8. Obrigado Anônimo, peço perdão por alguma parte ortográfica que deixei de atender.

    Aproveito para agradecer também pela sua visita.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. não creio que usamos 10 ou 15 por cento. Nosso cérebro é usado totalmente uma parte para cada coisa a parte da memória da lógica dos reflexos e etc. senão por ter um cérebro tão grande e usar só 10 por cento.

    ResponderExcluir
  10. é verdade anonimo de cima por que ter um cerebro tão grande pra usar 10%

    ResponderExcluir
  11. Pra quem nao entende: A ideia nao é o quanto do cerebro usamos (usamos 100% dele), a ideia é o quanto da CAPACIDADE dele usamos. Talvez use-se até menos do que 10%.
    Mas acredito que se as pessoas normais usam 10%, provavelmente pessoas como Einstein ou Leonardo da Vinci usassem 11 ou 12%.

    ResponderExcluir
  12. Negada, a questão é que nosso cérebro é dividido em certas partes que possuem suas determinadas funções, e cada uma se ativa de acordo com o momento em que estamos. Entao nós sempre estamos usando todo nosso cérebro, a diferença é que para cada momento damos ênfase a uma parte, se eu estou fazendo um calculo matematico, por exemplo, estou usando mais o lado esquerdo do cérebro (lado logico), se eu estou fazendo poesia estou usando mais o lado direito (lado emocional).

    ResponderExcluir
  13. Estudos já comprovam usamos 3% no geral Jesus usou 4% e foi capaz de tirar até mortos da sepultura e ele mesmo disse que nós seriamos capazes de proezas ainda maiores claro ele estava falando para no mínimo 5 mil anos após ele. Hoje o ritmo da evolução está mais rápido, mas 10% levaremos uns prováveis mil anos no mínimo ainda.

    ResponderExcluir
  14. senhores
    certo mesmo sao os bilhoes arrecadados pelos cerebros minores ao usufrutos dos cerebros medios distribuidos pelos consumidores ,to precisando de um duplex na lagoa é possivel

    ResponderExcluir
  15. É fato,usamos 90% somos seres racionais, sempre achamos que devemos melhorar, simplificar e sempre ficamos no mesmo lugar, mais não chegamos ao 100% porque alimentamos a guerra, vamos deixar de sermos escravos do consumismo ex: petróleo, vamos cultivar a PAZ, AMOR e HARMONIA. Um mundo melhor para nossos filhos, pronto este é os 10% que falta! Marcio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao usamos 90 Por cento Se usamos tudo isso cade o.Teleporte apenas conseguimos com nossa rotina usar 6 por cento O maximo apenas cientista usam 10 por cento.Eu como por exemplo sou cobaia de uns dos cientistas de minha cidade eu tenho uma rotinha leve E uso 8 por cento de meu cerebro porque sou mais avançada que humanos comuns nao coonsigo Pegar doenças.
      Como a Epoca da dengue nao me atingiu ou o Virus que deu em minha cidade eu nao foi contaminada Nao e tecnicamente impossivel alcançar 100 por cento eu sou a pessoa mais avançada da minha escola .

      Excluir
    2. Legal fera...mas não existe " eu foi "

      Excluir
  16. Eu concordo com a idéia que não usamos todo nosso cerebro, e ainda acredito que os loucos foram pessoas que tentaram explorar todo 100% do cerebro.


    http://www.mixsex.com.br/

    ResponderExcluir
  17. o fato deles terem comprovado por imagens que usamos todas as áreas do cérebro nao necessariamente derruba a ideia de que usamos uma pequena porcentagem da nossa capacidade. ai ja entra uma questão de interpretação, pois quando afirmaram isso, acredito que estavam se referindo a capacidade potencial do cérebro de modo consciente, a capacidade que temos acesso, esses exames de imagem nao medem a capacidade mental de ninguem, eles so mostram que as áreas do cerebro estão ativas mas isto nao quer dizer que ele esta usando toda a sua capacidade em termos de inteligencia e habilidades, esses exames pegam praticamente so a parte fisiológica do cerebro mostrando as áreas envolvidas nas atividades cerebrais, mas potencial acredito ser uma coisa totalmente diferente que a ciencia ainda nao sabe explicar,quando voce dirige um carro a 50 km/h o veiculo utiliza as mesmas peças envolvidas para correr a 500 km/h, entao volume utilizado nao significa capacidade total.

    ResponderExcluir
  18. Uma questão de experiencias já adquiridas com dados refletidos na memória.Tome como exemplo um computador que vai recebendo programas e acumulando dados. Essa é apenas uma das provas da reencarnação.

    ResponderExcluir
  19. Invés de criticar uns aos outros por que não tentao descobrir como liberar "o cérebro".
    Acho q o problema esta em nossas bases.
    "rs vcs ve-em os reflexos?"

    ResponderExcluir
  20. O fato de que usamos toda parte de nosso cérebro não indica e utilizamos de toda capacidade!

    ResponderExcluir
  21. Cadê a pesquisa que falou que a gente usa 3% e Jesus usou 4%? '-'

    ResponderExcluir
  22. acho muito bom, mas a dúvida fica no ar

    ResponderExcluir
  23. Nós utilizamos uma boa parte do cérebro no dia a dia, talvez 70 por cento. Resolvendo cálculos matemáticos entre 80 e 90 por cento. Utilizando a inteligência em situação de vida ou morte 100 por cento. Vendo do modo evolucionista se uma parte muito grande do cérebro ñ fosse utilizada ela seria eliminada pois muitas mães morrem no parto em decorrência do tamanho da cabeça do bebê. É onde estariam as habilidades especiais? Elas não existem. É impossível fazer algo que a ciência seja incapaz de explicar com estudos mesmo que demorem séculos nesses estudos. Tá bom digamos que realmente só utilizamos 10 por cento. Como surgiu o resto se não houve vantagem pra ele existir já que esta sempre inativo?

    ResponderExcluir
  24. Tive um acontecimento a 1 ano...com uma separação conjugal, voltei a minha esposa,tive um xoque tao grande, que,a religiao, ou a ciencia nao tem sentindo,até então meu celebro abriu portas...da vida ,sentidos, ou fatos, visão, entendimentos do que pode acontecer, o quanto o ser humano é fraco,vivemos em ordem de tempos...Não evoluímos por algo que sempre ocupa nossa mente...a resposta está em cada um di nos quando percebi tudo mudou, tudo da certo...meu nome Hugo Fabiano...tudo que queremos nos já temos,agora évc enchergar

    ResponderExcluir
  25. Nas repostas tem muita ideologia,raciocínios lógicos,só não tem lógica misturar religião,guerra até vai, mais tbm devemos lembrar do processo natural devolução exemplo:tecnologias de hoje comparada com as dos nossos antepassados e claro a evolução da medicina...são coisas naturais da evolução tanto usada para o bem como para as coisas ruins...resumindo eu acho que o cérebro sofre com o passar do tempo um desenvolvimento melhor de suas funcionalidades com passar do tempo se baseando em todos os estudos realizados e desenvolvimentos do passado até onde se pode comprovar

    ResponderExcluir