A origem do Papai Noel


Por mais que muitos já saibam, eu não sabia ( lol ) e resolvi pesquisar um pouco na web sobre o assunto e suas curiosidades.


Na verdade de onde surgiu a figura do Papai Noel?

O personagem foi inspirado em São Nicolau Taumaturgo, arcebispo de Mira na Turquia, no século IV. Nicolau costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras. Colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas. Foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos. Sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha e daí correu o mundo inteiro.

A imagem atual que temos do Papai Noel é totalmente diferente da fisionomia e traje que era retratado o São Nicolau. Ela tornou-se popular nos EUA e Canadá no século XIX devido à influência do caricaturista e cartunista político Thomas Nast. Essa imagem tem se mantido e reforçado por meio da música, rádio, televisão e filmes.



Você sabia??


De origem, a cor do vestuário de papai noel era VERDE! (Siim! Tipo combinando com seus duendes) e as cores mudaram não pela Coca-Cola, como muitos dizem por aí, mas pelo cartunista já citado à cima, Nast que introduziu roupas vermelhas com detalhes brancos e bota e cinto preto. Foi então que em uma campanha de inverno (que era quando baixavam as vendas de refrigerante) que a Coca-Cola decidiu introduzir a imagem atual em sua propaganda. O sucesso foi tamanho que até hoje temos a figura do bom velhinho no estilo a la Nast.

Nenhum comentário:

Postar um comentário